CÓDIGO DE ÉTICA
O presente código foi desenvolvido para ser um manual de referência para os peritos da ANTONELLI AVALIAÇÕES E PERÍCIAS que desejam limitar suas responsabilidades, durante a realização de vistorias. A intenção deste código não é ser um aconselhamento legal e não deve ser entendido comotal.
Em primeiro lugar, deixe claro que seu cliente entende o que você faz profissionalmente e o que não pode fazer. Isto será o escopo de sua especialidade. Vistorie apenas aquilo no qual você é qualificado.
- Sempre se certifique das condições de segurança. Jamais coloque sua segurança em risco na busca da execução de seu trabalho.
- Recomende profissionais/especialistas em áreas que você não se sente qualificado para inspecionar.
- Recomende os serviços de análise laboratorial em casos específicos. Recomende, quando necessário e possível, ao cliente a assistência destes profissionais para evitar conflitos de interesses.
- O cliente deve ser avisado para acompanhar toda vistoria, quando possível.
- Avise seu cliente imediatamente casa haja risco à segurança dele ou de terceiros, no local da vistoria, mesmo antes de finalizar os trabalhos.
- Certifique-se que todas as recomendações se referem às normas vigentes ou informações prestadas pelo cliente.
- Obtenha toda documentação aplicável, antes de começar a vistoria. Examine-a cuidadosamente.
- Nunca altere (aumentar ou diminuir) os valores, ou exclua informações a pedido de ninguém.
- Lembre quem é seu cliente, ele é quem paga seus honorários.
- Nunca divulgue nenhuma informação, por escrito ou verbalmente, a ninguém a não ser seu cliente. Uma vistoria é sempre confidencial.
- Cada caso ou obra tem sua particularidade, nunca prepare modelos genéricos.
- Inclua uma declaração de confidencialidade em seus laudos, independente da finalidade do mesmo.
- Deixe claro que seu cliente entenda seus relatórios, defeitos e deficiências verificadas na vistoria e o motivo.
- Relate apenas aquilo o que você viu, nunca pule etapas da vistoria na presunção que tudo está bem.
- Baseie suas conclusões em fundamentações técnicas e dados verdadeiros levantados no local. Jamais aceite interferências do cliente que não condizem com a verdade.
- Esteja disponível ao cliente para revisar os trabalhos a título profissional, por um determinado período de tempo, depois da emissão do laudo.